O 3º CD do Quatro a Zero apresenta, a uma só vez, a maturidade e a renovação de sua proposta artística. Algumas gravações já tinham sido realizadas antes do falecimento de Lucas da Rosa. Com a incorporação do novo baterista, Lucas Casacio, o quarteto retomou suas atividades em um delicado processo de reconstrução que assumiu como objetivo primeiro a finalização deste CD. A brilhante interpretação de Lucas da Rosa nos quatro movimentos da Suíte Retratos de Radamés Gnatalli, ao lado das participações especiais primorosas de Joel Nascimento, Nailor Proveta e Oscar Bolão e das novas composições dos integrantes do grupo, marcam o início de uma nova fase na trajetória do grupo.
"Quando a mescla do rigor da tradição européia com a miscigenação e a descontração tupiniquim é feita na medida exata, o resultado é um encantamento primoroso, como o disco Alegria (...)."
Lucas Nobile, O Estado de São Paulo
"A qualidade do trabalho mostra que são muito tênues as linhas que separam o choro do jazz e da música erudita"
Carlos Bozzo Junior, Folha de São Paulo
"... é a comprovação da maturidade musical dos meninos do Quatro a Zero. Diante de obras definitivas, seus talentos emergem, pródigos. Ouvi-los aumenta a goleada musical. Show de bola"
Aquiles Rique Reis, Diário do Comércio (SP)
"Uma credencial de maturidade... Q Quatro a Zero faz choro sem medo de ousar mas sem perder o foco"
Juarez Fonseca, Jornal ABC Domingo (Porto Alegre)
"... Fazendo música com leveza e precisão de equilibristas, o Quatro a Zero consegue a terceira vitória consecutiva e serve de exemplo para que as centenas de grupos de jovens chorões que povoam as rodas pelo país busquem um caminho próprio e original, com as doses certas de respeito e inovação..."
Kiko Ferreira, Estado de Minas
Homenagear os compositores que fizeram e fazem a história do choro no interior do estado de São Paulo é o mote do 2º CD do grupo. No entanto, o Quatro a Zero vai além ao consolidar um estilo original, aprofundando e amadurecendo sua proposta artística. O CD apresenta também uma parceria promissora do grupo com o saxofonista Nailor Proveta. O CD foi lançado pelo selo Cooperativa e tem distribuição da Tratore.
"Embora a patente seja do Rio, São Paulo também chora – e como. Essa foi a descoberta do grupo local Quatro a Zero (...), que esmiúça o assunto no delicioso CD Porta Aberta: Memórias do Choro Paulista."
Tárik de Souza, Jornal O Globo (RJ).
"O Quatro a Zero mira no passado e acerta o futuro. Redescobre tantas delicadezas de autores como Hugo Bratfisch, Bomfiglio de Oliveira e Nabor Pires Camargo, quanto antigos redutos de legítima brasilidade, como Itatiba, Indaiatuba e Guarantiguetá."
Sérgio Molina, Guia da Folha – Folha de São Paulo.
"O paulista Quatro a Zero é o mais original grupo de choro surgido nos últimos tempos. (...) Os caras tocam e improvisam bem, o disco é pura delícia. Como disse alguém, transborda o universo do choro."
Juarez Fonseca, Jornal ABC Domingo (SP).
Após quatro anos pesquisando o choro, ensaiando intensamente e no embalo da conquista do 2º lugar no Prêmio VISA de Música Brasileira (2004), o Quatro a Zero lançou seu primeiro CD, que reúne a síntese de tudo que o grupo tinha produzido até aquele momento em um estilo que o grupo batizou choro elétrico. O lançamento foi através da Zabumba Records, com distribuição Rob Digital. Em 2008 o CD foi relançado pelo Selo Cooperativa com distribuição da Tratore Digital.
"Apesar de não ter sido os primeiros a eletrificar o choro, o Quatro a Zero tem uma formação sem precedentes e traz o debate de volta com música da melhor qualidade."
Lauro Lisboa Garcia, O Estado de São Paulo.
"Quatro a Zero estreou com goleada no campeonato da música instrumental. Entrou em campo com sua formação completa e não se deixou intimidar pela torcida adversária, imprimindo um ritmo que aos 20 minutos (quatro faixas) já havia feito o resultado."
Sérgio Molina, Guia da Folha – Folha de São Paulo.
"O Quatro a Zero amplia os horizontes do choro sem destruir suas bases e aponta para o futuro reverenciando os mestres de todos os tempos."
Maurício Carrilho
além elétrico instrumental estado hugo that 2008 years orquestra música lucas portugal brasileira original cariocas musical guimarães grupo group brazilian album concerto danilo concertos released paulo rafael gnattali zero campinas piano santos eduardo folha sesc radames carioca jazz rosa quatro music work 2011 alegria choro made festival radamés paulista unicamp