Videos Quatro a Zero

Videos

Concertos Cariocas, de Radamés

Já está pronto o CD "Concertos Cariocas", da Orquestra Municipal de Campinas.

Nele, o Quatro a Zero, acrescido das participações de Rafael dos Santos (no segundo piano) e de Guilherme Ribeiro (acordeon), sola o Concerto Carioca n. 3, de Radamés Gnattali, peça que saiu do papel pela primeira vez em 2014 após esforço de uma década do quarteto.

O manuscrito foi digitalizado e revisado em um esforço do grupo que principiou ainda em 2006.

O Edu Lobo, em seguida, fez deste concerto o tema de seu mestrado, sob orientação de Rafael dos Santos.

O grande professor e pianista, por sua vez, além de somar-se ao grupo solista, foi fundamental para envolver no projeto o maestro Hugo Toro e o diretor artístico Rodrigo Morte. A Orquestra Municipal de Campinas encampou então o projeto de não apenas estrear a peça, como também gravá-la em disco.

Como se não bastasse, a Orquestra resolveu gravar também os outros dois Concertos Cariocas de Radamés.

Seguiu-se um intenso trabalho: Eduardo e Lucas digitalizaram as grades dos Concertos Cariocas 1 e 2. Daniel e Danilo somaram-se a eles no trabalho de revisão.

Para solar o Concerto Carioca n. 1, foram escalados Eduardo Lobo e Rafael dos Santos. Danilo e Lucas se juntaram ao pianista Hercules Gomes na missão de interpretar o Concerto Carioca n. 2.

O resultado já pode ser ouvido em CD. Confiram! 


Quatro a Zero toca Radamés

Radamés Gnattali é uma das principais referências do Quatro a Zero, desde os primórdios do grupo.

Quando resolvemos tocar choro com uma formação diferente do conjunto regional tradicional, as gravações de seu sexteto, formado por guitarra, baixo, bateria, acordeon e dois pianos, foram uma fonte de inspiração fundamental.

Adaptamos para nossa formação uma de suas obras primas, a Suíte Retratos, escrita originalmente para bandolim, conjunto regional e orquestra de cordas, e a gravamos no nosso terceiro CD, "Alegria".

Nessa nova fase do Quatro a Zero, voltamos a visitar a obra do mestre e, aqui, mostramos arranjos de mais dois de seus choros, ambos com nomes de doces: Pé de Moleque e Papo de Anjo.

 

 

Flamengo (Bonfiglio de Oliveira)

Show no SESI Araraquara - 24/09/2011

Registro e Mix do PA : Gustavo Sandes (Guma)
Gravado o som ambiente do show com gravador Zoom Q3HD